Envie para um amigo



Fale com a Diretoria

Tem alguma dúvida? Precisa saber sobre alguma demanda como filiado? Quer contribuir com sugestões, ideias ou críticas?

Envie uma mensagem para a DS Ceará. Queremos ouvir você!




Aposentados e Pensionistas permanecem no Sigepe após migração para Decipex

18, setembro, 2020

Está em andamento o processo de migração da gestão das informações relacionadas a aposentados e pensionistas para o Departamento de Centralização de Serviços de Inativos Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex), determinada pelo ex-presidente Michel Temer no Decreto 9.498/2018.

No caso da Receita Federal, a mudança começou a ser implementada em maio de 2019 por Brasília e deve ser concluída em fevereiro de 2021, com a finalização do processo no Rio de Janeiro. Atualmente, segundo o cronograma estabelecido, a migração está ocorrendo com aposentados e pensionistas de São Paulo.

O processo, que é voltado aos servidores do Executivo, tem caráter meramente de organização. Dessa forma, a gestão da situação funcional dos servidores ativos permanece a cargo dos seus respectivos órgãos e a dos aposentados e pensionistas fica centralizada no Decipex, sem que haja prejuízo em qualquer aspecto.

“Muitos filiados estão preocupados com a migração. A principal dúvida é sobre o acesso às informações financeiras, como o contracheque, pelo Sigepe. Isso vai permanecer”, antecipa a diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sindifisco Nacional Marcia Rangel Barbosa.

Os filiados que utilizam o aplicativo do Sigepe – que permite o acesso ágil a informações financeiras, cadastrais e funcionais – precisam apenas modificar uma configuração. A partir da migração, ao entrar no App, eles devem clicar nas três “barrinhas” localizadas na parte superior do lado esquerdo, em seguida escolher a opção “Selecionar vínculo” e, por fim, clicar em “Decipex”. A partir daí, o processo será o mesmo.

Quem ainda não tem o Sigepe Mobile pode baixá-lo gratuitamente na loja de aplicativos correspondente ao sistema operacional do seu celular, seja IOS ou Android.