Carta aberta à mesa o CDS

26, novembro, 2019

As Delegacias Sindicais do Sindifisco Nacional, que subscrevem o presente, manifestam sua profunda preocupação e contrariedade com a pauta da reunião do CDS que se inicia nesse 26/11/2019.

Primeiramente, o delicado momento pelo qual passa a categoria, como de resto os servidores públicos em geral, exige a concentração de esforços e união dos filiados.

Nesse sentido, é inadmissível não constar na pauta deste último CDS de 2019 a questão das PECs 186 (Emergencial), 187 (dos Fundos Públicos) e 188 (do Pacto Federativo), capazes de impactar a categoria com redução salarial de até 25% e extinção do Bônus de Eficiência, além de diversos prejuízos funcionais.

É hora de unirmos forças para o embate que se travará em torno das referidas PECs, e o colegiado do CDS, a DEN e a categoria não podem se omitir em relação a essa pauta primordial. Não há razão para que o tema seja relegado a segundo plano, adiado para o próximo ano. Sua discussão e definição de estratégias e ações para enfrentamento é urgente, sob pena de colhermos o mesmo estrondoso insucesso obtido por ocasião das votações da reforma da previdência.

Por tais razões, conclamamos a DEN, as demais DS e a mesa do CDS a se decidirem pela unidade, com a inclusão da discussão das PECs 186/187/188 como item prioritário da pauta da reunião.

Em segundo lugar, em momento tão agudo de ataque ao serviço público, é incompreensível que estejamos vendo a proposta de debate de temas que, além de serem de inegável reduzida importância, ainda têm o potencial de dividir a categoria, como a questão da “Assembleia Telepresencial”.

Parece-nos totalmente descabida a discussão sobre a regulamentação de tal “Assembleia Telepresencial”, modalidade não contemplada no estatuto do sindicato, consoante o disposto em seu art. 15. A votação e aprovação da nova modalidade de assembleia constitui de fato uma alteração do estatuto, sem a observância dos ritos previstos nas alíneas ‘a’ e ‘b’ do inciso VI do estatuto, razão pela qual não pode ser legitimada.

Assim, por discordar por completo do debate e votação desse tema, dado o seu caráter anti-estatutário, divisionista e de timing impróprio, pleiteamos a retirada de pauta do item relativo à regulamentação de “Assembleia Telepresencial”, e, sem perda de mais tempo, a inclusão na pauta deste CDS da discussão das PECs 186 (Emergencial), 187 (dos Fundos Públicos) e 188 (do Pacto Federativo) e das estratégias para o seu enfrentamento.

O Sindicato já não pode mais viver descolado do mundo da Vida.

São Paulo, 26 de novembro de 2019.

DS ARARAQUARA

DS BRASÍLIA