DS-Ceará completa 11 anos

15, setembro, 2020

Hoje celebramos uma história que começa em 2009, quando da fundação da DS-Ceará/Sindifisco Nacional, consequência da fusão da Secretaria da Receita Federal e da Secretaria da Previdência Social. Naquele momento, os Auditores-Fiscais das duas instituições passaram a integrar o mesmo cargo: o de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e o desafio era promover uma unificação que conciliasse culturas sindicais diferentes, de forma harmônica e democrática. Em 2008, os Auditores-Fiscais de todo o país aprovaram a estrutura da nova entidade: um sindicato de base nacional com representação única.

Em 2009, o Estatuto da nova entidade foi colocado para apreciação em uma Assembleia Nacional, realizada em 7 de maio, que referendou por absoluta maioria não apenas esse texto, mas todo o processo de unificação. A partir desse momento, abriu-se o processo eleitoral da primeira diretoria nacional e de suas Delegacias Sindicais.

Desde a sua fundação, em 2009, a DS-Ceará foi celeiro de um pensamento crítico e de uma postura participativa. A nossa história confirma isso. Lidamos com o desafio da unificação e crescemos em conciliação com os preceitos democráticos. Esses são os valores que guiam nossas decisões até hoje. Como entidade representativa entendemos a nossa importância na sociedade e dedicamos nossos esforços para que nossos filiados tenham representatividade como servidores públicos.

Agradeço a todos os colegas Auditores-Fiscais que estiveram antes de mim à frente da DS-Ceará. Me sinto honrada em oferecer os meus esforços em defesa da categoria, da Receita Federal do Brasil e da sociedade brasileira.

Parabéns, DS-Ceará! Que muitos anos sejam comemorados com alegria.

Patrícia Gomes, Presidenta da DS-Ceará.

Depoimentos

“A DS-Ceará é uma potente construção coletiva forjada no bom sindicalismo de combate. Foram muitos os que a moldaram e suas histórias de luta em defesa da categoria e de uma tributação justa que nos legitime perante o povo brasileiro são o nosso maior legado. Tenho orgulho de fazer parte dessa construção e, sobre os ombros dos que me precederam, ter contribuído ao menos com algum tijolinho. Precisamos continuar essa empreitada, em respeito aos que deixaram nela boa parte de suas vidas. Parabéns a todas e todos que fizeram e fazem a DS-Ceará ser essa instituição reconhecida pelos seus filiados e pela sociedade cearense.”
Marcelo Lettieri, Diretor de Estudos Técnicos e Políticas Sociais da DS-Ceará

“Celebremos, pois a DS-Ceará completa mais um ano de uma história que nos orgulha! Ao longo do seu tempo, travando lutas com altivez, promovendo respeitosos debates, assumindo posições firmes e sempre focadas no interesse público, nossa DS tem sido amplamente reconhecida como exemplar na representação sindical de nossa categoria e na defesa dos legítimos valores e anseios da sociedade. Aqui aprendi muito! Que este aniversário seja de inspiração para a continuidade dessa caminhada! Que seja de gratidão àqueles que dão vida à nossa DS: nossos funcionários e os colegas Auditores-Fiscais que devotam o seu melhor, em defesa da categoria, em defesa da RFB, em prol do povo brasileiro”.
Helder Rocha, Auditor-Fiscal e ex-presidente da DS-Ceará

“A DS Ceará sempre foi reconhecida pelo seu espírito combativo na defesa dos interesses da categoria e de seus filiados. Em todos esses anos, foram muitos os momentos em que pudemos presenciar a força de sua atuação, sempre legitimada pela solidariedade e o respeito aos princípios democráticos. Parabéns à DS Ceará!”
Paulo Godoy, Auditor-fiscal e ex-vice Presidente da DS-Ceará

“A Delegacia Sindical no Ceará se confunde com a própria luta dos Auditores-Fiscais que ajudaram a edificar a sua história. Cada um de nós colocou um tijolinho nessa construção de uma luta coletiva e solidária. Alguns tiveram participação histórica nesse processo, como a primeira grande liderança da base da DS-Ceará, Maria Núsia Rocha Aguiar. Outros tiveram largo protagonismo local e nacional, como os colegas Alberto Amadei, Liduína Ribeiro e Fátima Gondim, que contribuíram de maneira decisiva, determinante e indelével para a formação do pensamento crítico da nossa base sindical e para a consolidação dos princípios que ainda hoje norteiam a nossa respeitada Delegacia Sindical. Mais recentemente, em 2009, passamos pelo processo de unificação das entidades sindicais da Receita Federal e da Previdência sob a liderança habilidosa, humana, visionária e plural do nosso saudoso colega e amigo Marcelo Maciel, juntamente com Paulo Godoy, que foram aclamados como os primeiros dirigentes da nossa DS-Ceará sob a égide da nova entidade. Olhando para trás, identificando esses verdadeiros pilares da nossa história e reconhecendo o acúmulo gerado por tantas lutas que esta brava base sindical empreendeu, estamos certos de que temos condições de enfrentar outras batalhas que já se apresentam no horizonte e que exigem uma ação firme e articulada do Sindifisco Nacional. Parabéns à DS-Ceará pela sua história e longa vida de resistência, luta e avanços!”.
Italo Balreira de Aragão, Auditor-Fiscal e ex-presidente da DS-Ceará.