Envie para um amigo



Fale com a Diretoria

Tem alguma dúvida? Precisa saber sobre alguma demanda como filiado? Quer contribuir com sugestões, ideias ou críticas?

Envie uma mensagem para a DS Ceará. Queremos ouvir você!




AFRFB lotam reunião com Superintendente da 3ª RF e exigem resposta da Administração e do Governo às suas reivindicações

5, junho, 2015


Os Auditores-Fiscais da RFB no Ceará lotaram a sala de reuniões da Superintendência da 3ª RF, nesta última quarta-feira (3/6), atendendo ao chamado da DS/CE de demonstrar aos Administradores locais a insatisfação da categoria com o descaso do governo em relação às nossas reivindicações. Na oportunidade, estiveram presentes representando a RFB o Superintendente Moacyr Mondardo, o Delegado em Fortaleza, João Batista Barros da Silva Filho, dentre outros auditores que ocupam cargos de chefia.

A princípio, o Superintendente informou que o Secretário esteve na última reunião do CDS, recebeu a pauta e conversou com o ministro Joaquim Levy sobre as reivindicações, mas argumentou que, diante de um quadro de economia recessiva, acredita que a categoria só conseguirá alguma conquista remuneratória no segundo semestre e que talvez esse não seja o momento de aumentar a pressão do movimento.

Em resposta, os Auditores afirmaram que a mobilização já vem com atraso, tendo em vista que outras categorias já obtiveram êxito em suas negociações e o orçamento para 2016 deve ser votado até o dia 15 de agosto. Diante disso, e da massiva presença de Auditores naquela reunião, era certo de que o movimento tem pressa e será cada vez mais fortalecido.

O presidente da DS/CE, Edmilson Bernardino, argumentou ainda que é inaceitável que o governo coloque nas costas dos Auditores e trabalhadores em geral o peso da crise. Citou que, com a desoneração na folha de pagamentos, diversos setores foram beneficiados e agora, que o prejuízo estourou, não cabe a nós pagar essa conta. Lembrou ainda que esse discurso de "vamos arrecadar primeiro e no segundo semestre aguardar o reconhecimento do governo" já não é mais aceito pela categoria e que, ano após ano, a arrecadação vem crescendo, mas o orçamento vem se destinando a outros setores da economia enquanto o serviço público, à exceção de algumas categorias que tem demonstrado maior poder de barganha, tem sido relegado ao segundo plano.

Outros Auditores também se manifestaram, acrescentando que a cúpula da RFB tem ignorado o movimento dos seus servidores, propondo uma série ações fiscais extraordinárias para aumentar a arrecadação e que, enquanto não houver sinalização do governo em negociar com a categoria, os Auditores se recusarão a colaborar e, ao invés disso, o movimento irá cada vez mais se consolidar, o que acabará por prejudicar o governo, que ficará mais tempo no vermelho.

Por fim, o diretor da DS/CE Ítalo Aragão afirmou que "é bom para os dois lados que esse impasse seja logo resolvido" e que, "à medida que a RFB e seus servidores forem reconhecidos e respeitados pelo importante serviço que prestam à sociedade, os Auditores serão os primeiros a apoiar as políticas fiscais apontadas pelo governo, desde que estas sejam justas".

Ítalo chamou ainda os Administradores a se engajarem nas lutas da categoria, uma vez que também são parte dela, ocupando apenas momentaneamente cargos na administração e propôs que seja articulada, a partir da 3ª RF, uma reunião com os Superintendentes das demais Regiões Fiscais e o próprio Secretário da RFB para buscar apoio na abertura de um canal efetivo de negociação da pauta reivindicatória dos Auditores-Fiscais com o Ministro da Fazenda.

Reconhecendo a necessidade de que ao menos se inicie essa interlocução, o Superintendente Moacyr Mondardo comprometeu-se a articular essa reunião e a repassar ao Secretário da RFB a insatisfação demonstrada pela categoria nesta oportunidade.

Desdobramentos

A direção da DS/CE entregou, ainda na tarde da quarta-feira, uma “Carta dos AFRFB do Ceará aos Administradores da Receita Federal na 3ª RF” ao Superintendente Moacyr Mondardo, ao Chefe do Escritório de Pesquisa e Investigação da RFB – 3ª RF, Carlos Augusto Magalhães Rodrigues, e ao Chefe do Escritório de Corregedoria da RFB – 3ª RF, Gregório Antônio Soares.

Além disso, e dando continuidade às discussões de quarta-feira, os AFRFB estiveram reunidos hoje, sexta-feira (5/6) na sede da DS/CE para debater estratégias para o movimento.