AFRFB no Ceará rejeitam o formato de mobilização proposto para a Campanha Salarial

24, abril, 2014

Os AFRFB lotados no Ceará estiveram presentes a uma Assembleia Nacional realizada ontem, dia 23/4, no prédio do Ministério da Fazenda e na Alfândega do Porto de Fortaleza. Na oportunidade, fizeram uma grande análise de conjuntura e concluíram, nas discussões, que rejeitariam os indicativos de 1 a 4, que tratam mais especificamente da mobilização da categoria para a Campanha Salarial.

O entendimento é de que a forma de mobilização proposta não é efetiva, sendo mais um movimento “de boletim” do que real. Alguns se manifestaram fazendo um paralelo com a última Campanha Salarial, reforçando que a única mudança é nos nomes, de “crédito zero” para “operação meta vermelha”, por exemplo. E, mais, lembrando que as metas são facilmente manipuláveis e não servem como instrumento de pressão. Além disso, citaram que, mesmo os 5% de reajuste em 3 anos, só foram obtidos graças à luta em comum com outras categorias, o que não se vislumbra ainda na Campanha atual.

Os Auditores que estiveram presentes à Plenária Nacional também se manifestaram. Houve relatos de que a tônica expressada nas discussões da Campanha Salarial naquele fórum colocavam o bônus de eficiência no foco central da Campanha, o que o Ceará avalia como um erro. Para os AFRFB no Ceará, temos que lutar pelo fortalecimento do subsídio e não por um bônus que nos divide, colocando em risco nossa paridade. O entendimento é de que o bônus poderia vir a ser interessante para os interesses da própria Administração da RFB, uma vez que abriria caminho para o Pró-Pessoas, já tão rechaçado pela categoria.

Outros indicativos – Todos os outros indicativos foram aprovados, exceto o de número 13, que tratava do adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas e penosas, em que a categoria optou por se abster, e o de número 16, sobre uma indenização de transporte nos moldes do pago aos agentes fiscais de renda do estado de São Paulo.

Ato pela PEC 555 – Treze pessoas representarão a DS/CE no evento que será realizado na próxima semana no Congresso Nacional, com recursos do Fundo de Mobilização. São eles: Adalberto Elias Soares, Francisco Antonio Marinho da Fonseca, Francisco Hider Cavalcante Fonteles, José Aldir Batista Cavalcante, José Aloísio Barroso Nunes, José Gonçalves Campos, Marcelo Oliveira Maciel, Maria Aldaci Barreto, Maria de Nazaré Zeidan Silva, Maria Nívia Barroso de Pinho Vieira, Pedro Cadeira de Araújo, Rita Maria Parente Linhares, Zaelite Dantas Teixeira.