Auditor Marcelo Letierri abre seminário “A Ética e os Fiscos" em Ribeirão Preto

3, junho, 2011

A DS/Ribeirão Preto realiza hoje (3/6) o seminário: “A Ética e os Fiscos”, com a participação do Auditor-Fiscal da RFB Marcelo Lettieri como palestrante. Lettieri fará uma Breve Análise da Atual Conjuntura Econômica Brasileira, construindo o cenário propício para iniciar o debate sobre a Ética e a Fiscalização de Tributos.

Além dele, o evento contará com a presença do Professor Léo da Silva, jurista com atuação em três continentes, autor de 37 livros;,professor em matérias de responsabilidade de agentes públicos junto a Escolas de Governo, Escolas de Contas e Corregedorias em 21 Estados. Léo da Silva falará sobre “Incidentes funcionais: reflexos dos desvios de personalidade e das doenças modernas na regularidade dos ofícios públicos.”

João Eduardo Dado, Deputado Federal (PDT/SP) e Presidente da Subcomissão Especial da Reforma Tributária falará sobre “A Ética na Política e na Fiscalização de Tributos”.

Já o Professor Alípio Casali, filósofo, mestre e doutor em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, discorrerá sobre: 1) A crise de socialização e de regulação no mundo contemporâneo: sintomas econômicos, políticos e culturais; 2) Os valores éticos no Brasil (súmula comentada dos resultados da Pesquisa da Comissão de Ética Pública – 2008): conflitos de interesse, tráfico de influência e corrupção na administração pública; 3) A moral, a ética e seus fundamentos: um conceito de ética para a administração pública; e 4) Uma saída ética para a conduta dos auditores fiscais: o conteúdo ético dos cinco princípios constitucionais da administração pública no Brasil.