Prestação de contas inicia reunião do CDS e gera críticas de participantes
23, maio, 2012O primeiro dia de reunião ordinária do Conselho dos Delegados Sindicais (CDS), em 21 de maio, em Brasília, foi marcado por críticas e questionamentos sobre a forma de apresentação do balanço patrimonial e das contas do exercício anterior. Além da impossibilidade de aprofundar a análise da documentação, devido ao seu grande volume – as peças foram transformadas num caderno de cerca de 600 páginas –, diversos Delegados Sindicais criticaram o balanço apresentado pelo Conselho Fiscal Nacional (CFN), que não estava consolidado.
As diversas inconsistências detectadas nos documentos preocuparam os participantes e levaram o presidente do CFN, João Cunha da Silva, a admitir que foi produzido “um relatório longe do ideal”.
O ponto mais questionado do balanço diz respeito às contas previdenciárias da Unafisco Saúde. O recolhimento de parcelas relativas à contratação de cooperativas médicas estava em desacordo com a legislação previdenciária. O equívoco foi identificado somente em novembro de 2011. Em 2012, o Sindifisco Nacional decidiu impetrar ação judicial para depositar o valor em juízo. As alterações contábeis irão refletir nas contas de 2013.
Aspectos como aplicação de recursos, metodologia utilizada para contabilizar os gastos das Delegacias Sindicais e os orçamentos cada vez mais apertados também foram bastante criticados.
Outras notícias
//