AFRFB do Ceará participam de Ato Unificado com os demais servidores federais pela Campanha Salarial 2014
8, abril, 2014Servidores federais lotaram na manhã de hoje, 8/4, a frente do prédio do Ministério da Fazenda, em Fortaleza, em um grande Ato Público Unificado, com a participação da DS/CE e de todas as outras entidades que compõe o Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público. O ato faz parte de um calendário nacional de mobilização que tem por objetivo obter do governo uma resposta à pauta unificada apresentada no início do ano. Até esta data, o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão não apresentou nenhuma proposta às reivindicações dos servidores, tendo inclusive marcado duas datas para tal e descumprido os dois prazos.
Cientes do fundamental papel que desempenham na sociedade, os servidores cobram do governo a garantia de investimentos urgentes no serviço público federal, já tendo aprovado indicativo de greve para este primeiro semestre. Da pauta comum a todas as categorias para a Campanha Salarial 2014 constam a luta por uma política salarial permanente; a valorização do salário base e incorporação das gratificações; a paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; a definição de data-base; a regulamentação da negociação coletiva; a antecipação da parcela de reajuste prevista para janeiro de 2015; e o reajuste em benefícios como auxílio-alimentação e plano de saúde.
Além dos AFRFB, participaram do Ato Público os servidores das bases do Sintsef (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Ceará), da Anffa Sindical-DS/CE (Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários), e do Sinprece (Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará). Dirigentes da Condsef, do Sindireceita e das Centrais Sindicais CUT e CSP/Conlutas também estiveram presentes. Participaram também representantes dos Sindicatos dos Bancários, dos Trabalhadores da Construção Civil e dos Rodoviários, demonstrando solidariedade à luta dos servidores públicos. A imprensa local fez-se presente.