AFRFB Maria Aldaci é homenageada no mês das mulheres
1, abril, 2013Por indicação da diretoria da DS/CE, a Auditora Fiscal Maria Aldaci Barreto de Oliveira foi homeageada com uma matéria sobre sua vida e carreira, , no Boletim do Sindifisco Nacional, por ocasião do mês da mulher. Você confere o texto logo abaixo.
Maria Aldaci: Paixão pelas letras e pelo ato de ensinar
As letras sempre foram o forte da Auditora-Fiscal aposentada Maria Aldaci Barreto de Oliveira que marcou a sua passagem na Receita Federal do Brasil realizando uma de suas paixões: a de ensinar.
Maria Aldaci atuou por mais de oito anos como instrutora da linha de Arrecadação e Fiscalização da Previdência Social. Dava aulas e treinamentos para Auditores-Fiscais da Previdência e representantes de empresas, e ainda prestava orientação sobre o funcionamento do sistema tributário, no que diz respeito à arrecadação previdenciária, a contadores e departamentos de recursos humanos. “Como instrutora, eu tinha o privilégio de dedicar grande parte do meu tempo aos estudos. Portanto, estava sempre atualizada acerca da legislação tributária e prestava um importante serviço de esclarecimento à sociedade”, lembra.
Maria Aldaci conta que ingressou no órgão em 1973, como agente administrativa, e que abandonou o cargo pouco tempo depois para se dedicar ao serviço de revisora de textos na Universidade Federal do Ceará. Um novo concurso a recolocou no cargo e, logo em seguida, por meio de outro certame, ela passou a atuar como fiscal de contribuição, cargo hoje intitulado Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. E aposentou-se como instrutora.
Atualmente proprietária de comércio em Fortaleza (CE), Maria Aldaci revela que continua cumprindo uma extensa carga horária de trabalho. Sempre que pode, participa das atividades associativas e sindicais realizadas pelas entidades representativas da Classe. Mesmo afastada do serviço público, ela procura se atualizar sobre os assuntos relativos ao Fisco. Sente-se uma mulher realizada e não se importa em ter uma vida tão corrida.
Maria Aldaci fala com entusiasmo das conquistas das mulheres ao longo dos anos. “A mulher conquistou muito espaço ao longo dos tempos. Hoje tem uma carga bastante forte de afazeres, pois cumpre a tarefa de mãe, de dona de casa e ainda trabalha fora”, destaca a Auditora.
Os cuidados com a saúde também são o seu forte. Aos 64 anos de idade, para manter a forma e boa saúde, Maria Aldaci pratica natação e não abre mão da convivência com os amigos. Separada do marido há alguns anos, Maria Aldaci orgulha-se da criação que deu aos três filhos. Duas moças e um rapaz já profissionais da área médica e do direito.
Com a história da Auditora-Fiscal aposentada Maria Aldaci Barreto de Oliveira (3ª Região Fiscal), o Sindifisco Nacional encerra a série de entrevistas em homenagem às mulheres que compõem o quadro funcional da RFB, por ocasião do Mês da Mulher.
Outras notícias
//