Aposentados terão corte menor do IR

4, maio, 2011

Os aposentados e pensionistas que têm desconto automático do Imposto de Renda no benefício pago pela Previdência Social passarão a ter um corte menor a partir deste mês. Na prática, passarão a ter rendimento líquido maior do benefício. O aumento ocorre devido à correção tardia de 4,5% na tabela do IR usada sobre os rendimentos deste ano - e que servirá para a declaração de 2011. Devido ao atraso, os primeiros pagamentos do ano foram feitos usando a tabela antiga, de 2010, mesmo após a correção do valor dos benefícios, em janeiro. O teto da isenção também foi alterado, de R$ 1.499,15 para R$ 1.566,61. Logo, todos os segurados que tinham desconto - aqueles que recebem a partir de R$ 1.499,16 - terão desconto menor.

A maior diferença no desconto - ou seja, o que os beneficiários irão pagar a menos - será de R$ 22,75, para os beneficiários do INSS que recebem entre R$ 3.130,51 e R$ 3.689,66 (o teto previdenciário) e têm menos de 65 anos de idade. Um segurado que recebe R$ 3.200, por exemplo, tinha desconto de R$ 214,38 referentes ao IR até o pagamento de abril. A partir deste mês, o desconto é de R$ 191,63. Com a correção da tabela do IR, houve aumento na parcela dedutível do imposto, o que gera a diferença. A parcela a deduzir desse segurado, que era de R$ 505,62, passou para R$ 528,37.

Aos aposentados que têm mais de 65 anos, a faixa de isenção do IR passou de até R$ 2.998,30 para até R$ 3.133,22. Como esses segurados têm direito a uma isenção maior, a diferença no desconto será menor. Receberão até R$ 10,12 a mais por mês.