Envie para um amigo



Fale com a Diretoria

Tem alguma dúvida? Precisa saber sobre alguma demanda como filiado? Quer contribuir com sugestões, ideias ou críticas?

Envie uma mensagem para a DS Ceará. Queremos ouvir você!




Auditores fiscais comemoram 120 de criação da inspeção do trabalho

11, maio, 2011

Auditores fiscais do trabalho comemoram nesta semana os 120 anos da inspeção do trabalho no Brasil. O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), com o apoio da Câmara dos Deputados, promove de hoje (10) a sexta-feira (13) uma série de ações para lembrar a data.

Uma sessão solene foi realizada ontem no plenário da Câmara. Hoje (11), haverá audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado sobre os 120 anos da inspeção do trabalho. Nessa audiência, os fiscais querem chamar a atenção para a falta de pessoal no setor.

De acordo com a presidente do Sinait, Rosângela Silva Rassy, é preciso aumentar o número de fiscais do trabalho. "O número de auditores foi gradativamente reduzido. Hoje, temos quase 3 mil. Nos anos 70, chegamos a ter o dobro", afirmou Rosângela.

Segundo informações do sindicato, seriam necessários hoje cerca de 5 mil profissionais. Rosângela disse também que entre as causas do baixo número de auditores está o alto número de aposentadorias e a pequena reposição por novos quadros. Ela informou que há 700 cargos vagos de auditores fiscais do trabalho e mais 500 devem se aposentar em breve. "O Ministério do Trabalho já mandou um documento para o Ministério do Planejamento pedindo a liberação das vagas, mas ainda não recebeu resposta".

Rosângela informou ainda que o baixo número de auditores acaba prejudicando as ações de fiscalização nas empresas. "Se o número de auditores é insuficiente, as empresas acabam se sentindo livres para descumprir as normas trabalhistas".