Câmara altera MP que trata de incentivos fiscais e adia votação
20, maio, 2011A votação da Medida Provisória 517/10 ficou para depois. Na noite de quarta-feira (19), líderes partidários da Câmara dos Deputados entraram em consenso e deixaram a análise da medida que trata de vários temas tributários para a próxima terça-feira (24).
Apesar do adiamento da discussão, o relator da matéria na Casa, deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), apresentou um projeto de lei de conversão que inclui 31 novos artigos à MP. Desses novos artigos, 15 regulamentam a compensação de débitos com o Fisco federal, prevista nas novas regras de expedição de precatórios da Emenda Constitucional 62.
Entre as mudanças, Bacelar propõe que o tribunal responsável pela emissão do precatório a favor do contribuinte receberá da Fazenda informações sobre a existência de débitos a compensar. E o beneficiário do precatório poderá apresentar impugnação sobre os dados informados à Justiça, que também deverá buscar a resposta da Fazenda.
Outra mudança é com relação ao Prouni, o deputado determinou um prazo, até 31 de dezembro deste ano, para que as instituições privadas de ensino superior quitem seus débitos com a Fazenda federal para continuarem a se beneficiar dos incentivos previstos pelo programa.
De maneira geral, a MP 517 reduz para zero a alíquota do Imposto de Renda sobre rendimentos de títulos privados de longo prazo, emitidos por empresas não financeiras, pagos a beneficiário residente no exterior e a alíquota dos rendimentos auferidos por pessoa física com debêntures emitidas por sociedades constituídas para realizar investimentos em infraestrutura.
Outro tema abordado pela medida trata de investimentos em infraestrutura que devem ficar em R$ 1,3 trilhão até 2013. A MP também institui o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Usinas Nucleares, que prevê uma renúncia fiscal na ordem de R$ 589 milhões até 2015.
A medida provisória também reduz a zero a alíquota de PIS/Pasep e Cofins que incide sobre a venda de modens e diminui a tributação de bens de informática e automação produzidos no Brasil.
Mais notícias