Centrais sindicais discutem hoje com o governo federal fim do Fator Previdenciário

2, junho, 2011

O presidente da CUT Artur Henrique e os presidentes das outras centrais sindicais se reúnem hoje (2/6), em Brasília, com os ministros Garibaldi Alves (Previdência Social) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República) para discutir o fim do Fator Previdenciário.

A proposta da CUT é substituir o Fator - fórmula de cálculo implantada em 1999 para reduzir o valor das aposentadorias por tempo de contribuição - pela fórmula 85/95. Entre outras mudanças, essa fórmula prevê o congelamento da tábua de expectativa de vida para todos aqueles que atingirem o tempo mínimo de contribuição (35 para homens e 30 para mulheres), independentemente de terem preenchido todos os requisitos para se aposentar.

Pela fórmula 85/95, o trabalhador precisa somar o tempo de contribuição à sua idade e, se o resultado dessa soma for 95 (no caso de homens) e 85 (no caso de mulheres), a aposentadoria será integral. A nova regra reduz o tempo necessário para se aposentar com 100% do benefício e, como consequência, aumenta o valor das novas aposentadorias.

A reunião das centrais com os ministros será às 15h00, no 9º andar do edifício-sede do Ministério da Previdência Social.