Envie para um amigo



Fale com a Diretoria

Tem alguma dúvida? Precisa saber sobre alguma demanda como filiado? Quer contribuir com sugestões, ideias ou críticas?

Envie uma mensagem para a DS Ceará. Queremos ouvir você!




Delegacias Sindicais lançam Portal dos Auditores-fiscais

2, maio, 2013

Foi lançado ontem, quarta-feira, dia 1º de maio, o Portal dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (veja o link aqui, já disponível para acesso). Esse projeto é resultado de uma parceria de 17 Delegacias Sindicais (DS) do Sindifisco Nacional e tem como objetivo criar um novo espaço de comunicação para o debate dentro da categoria. Na fase inicial, a DS/CE manterá normalmente seu site, concomitante à participação no Portal. Confira abaixo o editorial de lançamento:

Está entrando no ar, nessa data simbólica do dia primeiro de maio, o Portal dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil.

Esse novo espaço é resultado de uma parceria inicial de dezessete Delegacias Sindicais (DS) do Sindifisco Nacional, que se uniram para ter uma comunicação multidirecionada, integrada, interativa, proporcionando, dessa forma, mais informação e, principalmente, mais debate, num momento em que a participação e a união de todos os Auditores-Fiscais são tão importantes para o nosso fortalecimento.

O Portal dos Auditores-Fiscais é um espaço de todos: ativos de todos os setores da Receita Federal do Brasil e aposentados e pensionistas de todas as regiões do Brasil.

Para uma categoria que ocupa todas as localidades de um país de dimensões continentais e até mesmo áreas distantes de fronteira, comunicação ágil é uma ferramenta imprescindível não só para troca de informações, o que já é muito importante, mas também para a discussão dos temas prementes da nossa agenda sindical, das questões de fundo da nossa carreira, das estratégias de luta para as nossas reivindicações e, por fim, mas não menos importante, como reforço de nossa identidade como servidores públicos federais que atuam em áreas essenciais para a manutenção do Estado, para a implementação de políticas públicas e para a defesa da sociedade.

As dezessete DS que apresentam esse novo espaço de comunicação para a categoria tomaram essa iniciativa pela compreensão de que vivemos um contexto global de acelerada transformação social, política, econômica, cultural e tecnológica, com evidentes e múltiplos impactos para a nossa carreira. Acresça-se que a crise econômica de 2008/2009, ainda em curso, e com reflexos inegáveis para o nosso país, intensificou, em todo o mundo – com a urgência ditada pelas incertezas ainda reinantes e os efeitos sociais danosos decorrentes da recessão – o debate sobre os rumos do Estado, os limites da desregulamentação dos mercados, a defesa do Estado de Bem Estar Social contra a agressividade do capital, entre outras questões que estão moldando esse início de século.

Não é episódico ou circunstancial, portanto, que os Auditores-Fiscais têm estado numa situação de resistência no último período – principalmente após o duro revés da aprovação da Previdência Complementar e o agravamento de nossas perdas remuneratórias com a última Campanha Salarial –, com a agenda sindical mais voltada para a manutenção dos nossos direitos, do que propriamente voltados para avanços e conquistas em nossa pauta histórica.

O momento, assim, é de incertezas; o mundo está mais perigoso e a conjuntura é adversa. Para retomar uma máxima útil, pode-se dizer, contudo, que a crise é também uma oportunidade para o exercício da criatividade e, com isso, para a busca de novos caminhos. Isso pode parecer utópico, não fosse o fato concreto de que os Auditores-Fiscais, nas duas vertentes que vieram a unir-se no Sindifisco Nacional, têm uma sólida tradição histórica de luta e resistência.

As dezessete Delegacias Sindicais, que desde já convidam todas as demais Delegacias do Sindifisco Nacional a participar dessa parceria em torno do Portal dos Auditores-Fiscais, oferecem, com a presente proposta de comunicação, uma contribuição para avançarmos, com espírito crítico, em nossa carreira, em nossa Entidade e no diálogo com a sociedade, nesse contexto de tantos desafios.