DS/CE participa de seminário sobre direitos sociais
18, junho, 2010Realizou-se ontem (17/6), em Brasília, o Seminário “Direitos Sociais – avanços e perspectivas”, com o objetivo de pautar na agenda eleitoral a luta pela defesa, ampliação e universalização dos Direitos Sociais. O evento debateu os seguintes temas: 1) Política Social – Estado e democracia; 2) Direitos sociais: Seguridade social e financiamento; 3) Questão agrária e direito à terra e; 4) Posição dos partidos políticos e propostas de políticas sociais do movimento.
Ao final, as entidades que participaram do Seminário, dentre elas a DS/CE, discutiram a elaboração e assinatura de um manifesto para reflexão e mobilização sobre os rumos políticos do Brasil, de maneira a colocar algumas destas questões na agenda eleitoral, principalmente no que diz respeito às políticas sociais em si e às políticas econômicas que as respaldariam.
O documento versa sobre Papel do Estado e Planejamento; Distribuição da Renda; Reforma Tributária; Relações entre a Política Econômica e a Social; Desenvolvimento e Meio Ambiente Emprego e Renda; Financiamento das Políticas Sociai;s Questão Agrária; Seguridade Social; Previdência Social; Saúde; Assistência Social; Educação; e Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. O texto será analisado por cada entidade em um período de até dez dias para que sejam propostas possíveis modificações. Participaram representando a DS/CE os AFRFB Marcelo Maciel e Marcelo Lettieri.
Mais notícias