DS/CE participa do Workshop Estado Organizado versus Crime Organizado"
13, novembro, 2012A Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Fortaleza (ALF/FOR) e a Justiça Federal no Estado do Ceará (JFCE), promoveram, com o apoio da DS/CE, o WORKSHOP “ESTADO ORGANIZADO VERSUS CRIME ORGANIZADO", no período de 8 a 9/11/2012, no Auditório Juiz Hugo de Brito da JFCE.
O Presidente da DS/CE, Marcelo Maciel, participou da solenidade de abertura do evento e em sua fala destacou o apoio à paralisação dos juízes federais, além de ter destacado a problema da segurança funcional preventiva dos agentes públicos que combatem o crime organizado. Na oportunidade, lembrou o caso do AFRFB José de Jesus Ferreira vitimado em 09/12/2008, cujo mandante da tentativa de assassinato foi condenado a prisão em regime fechado em 23/10/2012 pelo Tribunal do Júri naquele mesmo local onde se realizava o evento.
O curso contou com palestra do Juiz Federal Agapito Machado, que falou sobre Organizações Criminosas. O Diretor do Instituto Presídio Professor Paulo Oliveira, Plauto Roberto Lima, falou sobre a Atuação da(s) Máfia(s) no Estado do Ceará.
A Atividade Aduaneira e o Combate ao Crime Organizado bem assim Inteligência e Cooperação na Repressão ao Crime Organizado também foram tema de discussão pelo Escritório de Pesquisa e Investigação da Receita Federal e pela Coordenação Técnica Aduaneira da Coordenação-Geral de Administração Aduaneira da Receita Federal. Palestraram sobre esses dois últimos temas o AFRFB Marcus Araripe do Espei03 e Mara Cristina Sifuentes, da Coordenadora da Coana/Coordenação Técnica Aduaneira (Cotad).
Demonstrando o combate ao crime organizado no Estado do Ceará, aconteceu a Operação Aduaneira de Destruição de Caça-Níqueis com a destruição de trinta e três máquinas caça-níqueis, realizada no dia 09/11/2012, na parte externa do Depósito de Mercadorias Apreendidas da Alfândega do Porto de Fortaleza.
Ainda durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Vídeo Institucional do Novo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, com previsão de inauguração para novembro de 2012, apresentado pelo Diretor de Infraestrutura e Logística da Companhia Docas do Ceará, Mário Jorge Cavalcante. Em seguida, foi realizada uma visita ao Terminal Portuário do Porto de Fortaleza e à Praia Mansa, local onde está sendo construído o Terminal Marítimo.
No final do evento foram homenageados quatro servidores públicos que têm prestado valiosa contribuição no controle do crime organizado.
O Assessor Técnico da ALF/FOR, João Bosco Barbosa Martins fez a entrega de uma placa que enaltece o trabalho desenvolvido pelo Auditor Fiscal Estadual da SEFAZ-PE, Marcus Leal, tanto no aspecto de sua colaboração para a conscientização dos servidores públicos para a segurança funcional e institucional preventiva. Daí se destaca a sua iniciativa da criação do sítio “CONDUTA INTELIGENTE” e lançamento de livros sobre o tema.
Foram homenageados, também, o Desembargador Federal da 5ª Região, Luiz Alberto Gurgel de Faria; o Juiz Federal Rubens Canuto Neto da JFAL e o Diretor do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira e Ativista pela Paz e Não-Violência, Plauto Roberto Lima.
Outras notícias
//