Encontro Aduaneiro - Nordeste reúne Auditores-Fiscais aduaneiros lotados em Natal, Recife, São Gonçalo do Amarante, Salvador, Fortaleza e Santos
11, maio, 2023Nos dias 8 e 9 de maio, a sede do Sindifisco Nacional - Delegacia Sindical no Ceará recebeu o Encontro Regional Aduaneiro - Nordeste. O evento, que reuniu os aduaneiros lotados em Natal, Recife, São Gonçalo do Amarante, Salvador, Fortaleza e Santos, fez parte de uma programação nacional, que começou com o Encontro Regional de Aduaneiros do Sudeste, realizado em 4 de maio, em Vitória, Espírito Santo.
Com a presença da diretora de Defesa Profissional do Sindifisco Nacional, Auditora-Fiscal Nory Celeste, o evento contou com a presença também dos diretores da DS/Ceará; da segunda vice-presidente do Sindifisco, Auditora-Fiscal Natália Nobre; do diretor de Relações Internacionais e Intersindicais, Auditor-Fiscal Dão Real; o diretor-adjunto de Estudos Técnicos, Auditor-Fiscal Marcelo Lettieri; do diretor de Assuntos Jurídicos, Cleber Magalhães; e do diretor de Comunicação Social, Auditor-Fiscal Helder Rocha.
O principal tema abordado no encontro foi o papel da Aduana vinculado sobretudo ao interesse público no controle sobre as operações de comércio exterior e não voltado apenas à agilidade do comércio. Além disso, outros temas também foram: a questão da necessária cooperação e integração entre a Aduana e os demais órgãos públicos e entidades que atuam no comércio exterior ou nas demais áreas conexas; e questões importantes como os adicionais de periculosidade, as condições de trabalho, a descontinuidade da operação das unidades aduaneiras em noites e dias não úteis, dentre outros temas.
Leia a reportagem completa do Sindifisco Nacional aqui: https://www.sindifisconacional.org.br/encontro-regional-aduaneiro-em-fortaleza-avanca-nos-debates-sobre-aduana-brasileira-e-seu-papel-para-a-sociedade/
Os encontros regionais seguem acontecendo. Na quinta-feira (18), o Encontro Aduaneiro Centro-Oeste acontece em Brasília. O objetivo das reuniões pelo país é criar um documento a ser entregue ao governo, ao Congresso Nacional e à sociedade, com a proposta de um modelo de Aduana que defenda o interesse público, resguardando a segurança, a saúde, o patrimônio nacional, a livre concorrência e o comércio justo, que vai em contraposição ao modelo atual, baseado na facilitação do comércio internacional em detrimento da fiscalização dos ilícitos.
Exposição
Durante o primeiro dia de evento em Fortaleza, no hall de convivência da DS/Ceará foi realizada a vernissage da exposição ‘Gaia’, com obras de Fernando França e Vando Figueiredo que, nesta temática, homenageiam a potência feminina de criação.