Envie para um amigo



    Fale com a Diretoria

    Tem alguma dúvida? Precisa saber sobre alguma demanda como filiado? Quer contribuir com sugestões, ideias ou críticas?

    Envie uma mensagem para a DS Ceará. Queremos ouvir você!




      Filiados participam de Clube de Leitura seguido de palestra sobre mulheres na história cearense

      1, abril, 2025
      Filiados participam de Clube de Leitura seguido de palestra sobre mulheres na história cearense

      Na última quarta-feira, 26 de março, a Delegacia Sindical no Ceará do Sindifisco Nacional promoveu mais um encontro especial do seu Clube de Leitura, reunindo filiados no auditório Auditor-Fiscal Marcelo Maciel, na sede, para um fim de tarde de reflexão, cultura e valorização da memória histórica.

      A obra literária em debate foi “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, clássico da literatura brasileira que inspirou uma roda de conversa engajada, com discussões sobre desigualdade social, juventude marginalizada e resistência coletiva.

      Em seguida, como parte das ações em homenagem ao Mês da Mulher e já antecipando o Aniversário de Fortaleza (13 de abril), os participantes assistiram à palestra ‘Mulheres do Ceará: Entre narrativas e lutas’, conduzida pela professora e historiadora Nanda Mota, mestre em Ensino de História pela UFC (PROFHistória).

        

       

      Reflexão e memória como ferramentas de transformação

      Durante sua fala, a professora Nanda destacou a importância de revisitar a história a partir das experiências femininas que moldaram o Ceará e complementou: “Falar das mulheres na história do Ceará é abrir espaço para vozes que foram fundamentais na formação da nossa identidade, mas que por muito tempo ficaram à margem das narrativas oficiais. Neste mês tão simbólico, foi uma honra contribuir para esta narrativa e valorização da memória feminina cearense.”

      O evento reafirma o compromisso da DS/Ceará com ações que valorizam a cultura, promovem o conhecimento histórico e fortalecem a defesa da justiça social, missão que também guia o trabalho dos Auditores-Fiscais da Receita Federal.

       

       

      Homenagem à Auditora-Fiscal Marielle Dornelas

       

      Ao final do encontro, a Delegacia Sindical no Ceará do Sindifisco Nacional prestou uma homenagem à Auditora-Fiscal Marielle Dornelas, segunda vice-presidenta da DS/Ceará, reconhecendo sua luta e atuação por uma legislação mais justa para servidoras públicas federais em situação de violência doméstica. Em fevereiro deste ano, o presidente Lula aprovou o parecer vinculante a toda a Administração Pública federal que prevê regras para a remoção de servidoras vítimas de violência doméstica. Agora, servidoras públicas federais passam a ter direito a mudar sua localidade de trabalho quando este fator contribuir para a manutenção da condição de vulnerabilidade.

       

      Essa vitória reforça um princípio essencial: a luta de uma mulher nunca é apenas sua, mas de toda a sociedade.  “Participar deste momento na DS/Ceará, durante o Mês da Mulher, foi muito simbólico para mim. Em quase duas décadas, vi uma luta pessoal se transformar em uma conquista coletiva: começamos com uma carta, avançamos com uma portaria e agora temos um parecer presidencial que garante o direito à remoção a todas as servidoras do Executivo em situação de violência. Cada passo foi construído com coragem, diálogo e esperança. Essa é a força da união entre mulheres e da ação coletiva”, disse Marielle Dornelas, Auditora-Fiscal da Receita Federal

      .