Governo anuncia antigo secretário de RH como novo interlocutor das negociações com servidores
7, março, 2012Depois de muito esperar, foi divulgado ontem (6/3) no Diário Oficial da União o nome do novo secretário de Relações do Trabalho. O escolhido para ocupar o cargo de interlocutor do governo no processo de negociações com os servidores foi Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça e já é antigo conhecido da categoria. Sérgio Mendonça foi secretário de Recursos Humanos no primeiro mandato do governo Lula e volta a ocupar a vaga deixada pelo falecimento de Duvanier Paiva em janeiro deste ano. Desde então os processos de negociação estão completamente interrompidos.
Mendonça tem agora a difícil tarefa de conseguir intermediar conflitos e buscar avanços capazes de atender as demandas represadas e a ansiedade de milhares de servidores. A pauta de negociações é extensa e vai requerer trabalho e pressão intensa dos servidores na busca por avanços.
A falta de novidade na escolha de Mendonça pode ser um preocupante indício do pouco interesse do governo Dilma em alcançar avanços nos processos de negociação em curso. No período em que foi secretário de Recursos Humanos, Mendonça intermediou negociações que trouxeram poucos resultados práticos para a maioria dos servidores.
*Com informações do Condsef