Ipea divulga estudo sobre desonerações tributárias

6, dezembro, 2011

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou recentemente o Comunicado nº 117 – Gastos tributários do governo federal: um debate necessário. O Comunicado é uma contribuição do Ipea para o debate sobre o gasto tributário federal no Brasil. Os gastos tributários são desonerações que correspondem a gastos indiretos, ou seja, renúncias governamentais com a intenção de aliviar a carga tributária de uma classe específica de contribuintes. O texto do documento traz, entre outros dados, uma estimativa sobre o Gasto Tributário Social para 2011, a parcela dessas desonerações com objetivos sociais. Confira aqui o documento.