Lista da malha fina será divulgada na segunda-feira
2, maio, 2011Os 23,736 milhões de contribuintes que entregaram as suas declarações de Imposto de Renda até as 19 horas de sexta-feira poderão consultar se estão na malha fina já na hoje (2/5).
Para conseguir o extrato que aponta os erros na prestação de contas é preciso acessar o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) com o código de acesso e solicitar o documento no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, diz o Fisco.
Depois de detectar o erro, o contribuinte deve preencher e enviar a chamada 'declaração retificadora'. Quanto antes a correção for feita, mais cedo virá a restituição do imposto de renda, dizem especialistas em tributação.
"Gostaria de agradecer aos contribuintes que entregaram suas declarações em dia, contribuindo assim para a sociedade brasileira e o financiamento do Estado", afirmou a secretária adjunta da Receita, Zayda Manatta. Quem não entregou a declaração no prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do valor do imposto devido.
O Darf com a multa também pode ser obtido no portal da Receita Federal a partir de segunda-feira. O prazo para pagamento sem correção é de 45 dias. Depois disso, há incidência de juros diários.
Também a partir da próxima semana estará disponível no site da Receita o novo programa para preenchimento da prestação de contas com o Leão - destinado tanto para quem perdeu o prazo quanto para quem já viu que está na malha fina e quer fazer a retificação dos dados.
Contribuintes que não mantêm a situação regularizada junto à Receita têm problemas para realizar viagens internacionais, obter financiamento junto aos bancos (principalmente o imobiliário) e não são autorizados a participar de provas de concursos públicos.
.
Outras notícias
//