Podcast Conversa de Auditor: 5o episódio já está no ar e o tema é Reforma Tributária e Campanha Tributar os Super-Ricos

26, julho, 2021

Já está disponível o quinto episódio do podcast ‘Conversa de Auditor’ e o tema da conversa é a Reforma Tributária no contexto da campanha Tributar os Super-Ricos. São convidados deste debate Natália Nobre, auditora-fiscal filiada à Delegacia Sindical do Sindifisco no Ceará, e o Dão Real, auditor fiscal, vice-presidente do Instituto Justiça Fiscal e integrante do Coletivo Auditores Fiscais pela Democracia.

Tendo como ponto inicial uma explicação sobre os quatro principais textos das propostas que estão sendo tratadas como a Reforma Tributária, os debatedores fizeram uma reflexão sobre pontos polêmicos destes textos e sobre como a Campanha Tributar os Super-Ricos é essencial neste contexto. “Diante desta situação, é preciso construir algumas alternativas que sejam de fácil implementação e fortaleçam o papel do Estado”, disse Dão Real.

Tributar os Super-Ricos é uma iniciativa com oito propostas de leis tributárias sobre altas rendas e patrimônio dos Auditores Fiscais pela Democracia (AFD); da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP); da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO); do Instituto Justiça Fiscal (IJF).  Além disso, o documento recebe apoio de diversas delegacias sindicais do SINDIFISCO NACIONAL pelo Brasil, entre elas a DS-Ceará.

“Temos uma necessidade urgente de tornar o nosso sistema tributário menos progressivo, ou seja, atingir mais quem tem mais capacidade de contribuir, e atingir menos quem tem menor capacidade de aporte. Hoje, o que vemos é totalmente o contrário”, disse Natália Nobre.

O podcast ‘Conversa de Auditor’ é uma realização da DS-Ceará e está disponível na maioria das plataformas de streaming de podcasts, como Spotify e Google Podcasts.

Ouça aqui: https://open.spotify.com/episode/4rBo70lIC2F14kOy2eO7tS?si=d6b826abfe2a4984