Presidente da DS/CE e Inspetor do Porto de Fortaleza reúnem-se para discutir Caso Jesus
9, agosto, 2011O presidente da DS/CE esteve ontem (8/8) reunido com a assessoria do gabinete do Inspetor do Porto de Fortaleza na segunda reunião para avaliação do Caso Jesus. A realização dessas reuniões periódicas foi uma solicitação da direção da DS/CE ao Inspetor para discutir o andamento do caso, colocando a categoria e em especial os servidores do Porto, onde José de Jesus Ferreira é lotado, a par das ações e encaminhamentos relativos ao caso.
Desde o momento do atentado, a diretoria da DS/CE vem oferecendo todo o suporte legal, de saúde e de segurança ao Auditor, além de mobilizar a categoria e a imprensa e fazer gestões junto ao Poder Judiciário Federal e Estadual, Poder Legislativo Estadual e Municipal, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Polícia Federal, e Secretarias de Segurança e de Justiça.
A Alfândega do Porto de Fortaleza no limite das suas possibilidades e competências também tem acompanhado todos os movimentos que, direta ou indiretamente envolveram a tentativa de homicídio do servidor, expressando o sentimento de toda a categoria, que se manteve unida e mobilizada, demonstrando total espírito de solidariedade humana, companheirismo e combatividade contra a impunidade e pela justiça.
Leia abaixo cópia do e-mail encaminhado pelo Inspetor do Porto da Alfândenga de Fortaleza, Helder Costa da Rocha, ao Superintendente, Delegados e Inspetores da 3ª Região Fiscal.
Estimados Colegas,
A ALF/FOR no limite das possibilidades e competências tem acompanhado todos os movimentos que, direta ou indiretamente, envolveram a tentativa de homicídio do servidor José de Jesus Ferreira.
As gestões perante o Poder Judiciário Federal e Estadual, Poder Legislativo Estadual e Municipal, Ministério Público Federal - MPF, Ministério Público Estadual - MPE, Polícia Federal, e Secretarias de Segurança e de Justiça foram e têm sido empreendidas, rapidamente.
No comunicado anteriormente veiculado, informamos de que as instituições estaduais afetas ao caso - especialmente a Secretaria de Segurança Pública - haviam sido acionadas, para rechaçarem a recepção do mentor do crime no chão Alencarino.
Ao mesmo tempo que aguardamos com ansiedade e elevada expectativa o resultado do recurso interposto pelo MPF junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife - que, felizmente, refugou a tese do acusado - não descuidamos das consequências da impronúncia do réu na instância germinal, porque as teses de relaxamento prisional se espraiam pela jurisprudência.
O que é certo dizer, com absoluta sinceridade, é que não nos omitimos e continuamos extremamente atentos. O que pode ser comprovado pelo testemunho presencial e ocular da própria vítima, a quem temos permanentemente apoiado e ombreado na sua via crucis. Nesse contexto, o Presidente da Delegacia Sindical do Sindifisco do Ceará solicitou a realização de reuniões periódicas para avaliação do Caso Jesus. Justíssimo pleito que acatamos.
Graças ao esforço e mobilização de todos, envolvendo a ALF/FOR, a Superintendência da 3ª Região Fiscal, a Superintendência da 4ª Região Fiscal, mais a total solidariedade e ação da Diretoria Executiva do Sindifisco do Ceará, talvez possamos dizer, com boa dose de correção, que está sendo feita a JUSTIÇA, tendo o réu sido condenado a 128 anos de reclusão pelos crimes de evasão de divisas e de lavagem de dinheiro, renovando-se a prisão preventiva.
A impunidade não homenageou o crime organizado no Ceará, ao menos neste caso.
A propósito dos desdobramentos recentes, indicamos abaixo os links da MÍDIA CEARENSE que trataram amplamente do assunto:
Por oportuno, a ALF/FOR manifesta o reconhecimento ao espírito de solidariedade humana, companheirismo e combatividade dos servidores públicos que se empenharam pessoalmente contra a impunidade e pela justiça!
Ainda que todos saibamos que prossegue o rito processual, não seria impróprio desde já dar parabéns a todos, em especial ao colega Inspetor-Chefe Substituto José de Jesus Ferreira.
Helder Costa da Rocha
Inspetor-Chefe
Alfândega do Porto de Fortaleza - ALF/FOR
Outras notícias
//