Recortes de um cinema engajado
8, novembro, 2011Começa hoje, e segue até o próximo dia 14, a 6º Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, evento nacional que acontece em todas as capitais brasileiras. Em Fortaleza, o evento apresenta 46 filmes, incluindo títulos inéditos no País, entre curtas, médias e longas-metragens.
Realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira/MinC e patrocínio da Petrobras, a Mostra é dedicada a produções que abordam questões referentes aos direitos humanos, produzidas recentemente nos países sul-americanos.
Em Fortaleza, além dos filmes brasileiros, há produções nacionais em parceria com outros países, a exemplo de Peru, Paraguai e França, além de películas da Argentina, Bolívia, Equador, Chile, Colômbia, Venezuela e México. A programação inclui desde títulos pouco conhecidos até os consagrados por crítica ou público - como "Cabra Cega", de Toni Venturi, "Bicho de Sete Cabeças", de Laís Bodansky, e "Central do Brasil", de Walter Salles.
As exibições são gratuitas e acontecem no Cine Benjamin Abraão (Casa Amarela). Assim como em todas as salas do País onde acontece a Mostra, há acessibilidade a deficientes físicos e ocorrem sessões com sistema de audiodescrição e de closed caption (para deficientes visuais e auditivos, respectivamente).
Em todo o Brasil, as obras mais votadas pelo público receberão o Prêmio Exibição TV Brasil, nas categorias longa, média e curta-metragem.
MAIS INFORMAÇÕES:
6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul - De hoje até 14 de novembro, no Cine Benjamin Abraão (Av. da Universidade, 2591, Benfica - Casa Amarela Eusélio Oliveira). Gratuito. Contato: (85) 3366.7772
Outras notícias
//