Reunião debaterá fator previdenciário

26, maio, 2011

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, confirmou reunião com representantes dos aposentados e pensionistas hoje (26/5), às 10h30, para discutir, entre assuntos de interesses da categoria, alternativas ao fator previdenciário. A reunião estava marcada para hoje, mas foi transferida. Segundo a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, a pauta discute a política salarial para aposentados até 2015, reajuste deste ano (equiparação com a inflação) e fim do fator.

A expectativa é com relação à participação de outro ministro, Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência - destacado pela presidenta Dilma Rousseff para dialogar com sindicalistas.

Garibaldi já adiantou que tem diagnóstico sobre a Previdência com diretrizes para mudanças pontuais na concessão de pensão por morte e instituição de idade mínima para a aposentadoria, assim como regras de transição.

Ao apresentar o resultado das contas do INSS, ele demonstrou que abril fechou com déficit de R$ 5,729 bilhões. A Associação Nacional de Auditores Fiscais da Previdência critica o modelo de contabilidade, por não incluir a arrecadação com impostos para a Seguridade Social, restringindo a conta à arrecadação só pelas contribuições sobre a folha de pagamento.

O ministro explicou o problema de caixa, em parte, pelo pagamento de passivo previdenciário na Justiça, adiado para abril. A arrecadação líquida em contribuições cresceu 6,8% em relação a 2010.