Envie para um amigo



Fale com a Diretoria

Tem alguma dúvida? Precisa saber sobre alguma demanda como filiado? Quer contribuir com sugestões, ideias ou críticas?

Envie uma mensagem para a DS Ceará. Queremos ouvir você!




Servidores são vítimas de estelionato no Ceará

4, novembro, 2014

Pelo menos dois Auditores-Fiscais e um Analista-Tributário da RFB, no Ceará, foram vítimas recentemente de uma quadrilha de estelionatários. A partir de dados pessoais e funcionais verídicos desses funcionários públicos, em parte adquiridos através do Portal da Transparência, a quadrilha confeccionou documentos falsos com os quais se fazia passar pelas vítimas para conseguir realizar empréstimos consignados em diferentes instituições bancárias, bem como aplicar golpes na realização de compras e no aluguel de imóveis.

Jackson Charles da Silva Cruz, 35, natural de Imperatriz (MA) foi capturado após denúncias de uma das vítimas, que registrou Boletim de Ocorrência no 2º Distrito Policial. Além de Jackson, outros três participantes da quadrilha encontram-se foragidos. No local foram apreendidos aparelhos celulares, relógios de luxo, impressora, documentos falsificados e outros eletrônicos.

Este não é o primeiro caso de golpe contra Auditores-Fiscais da RFB e outros servidores públicos. Em maio passado, outro Auditor e um Policial Rodoviário Federal também foram vítimas do mesmo crime. Além da exposição pública dos dados dos servidores, uma vez que estão disponíveis no Portal da Transparência, e da possibilidade de os empréstimos consignados serem creditados em qualquer outra conta bancária (neste caso aberta com os documentos falsos) que não a própria conta-salário, o que dificulta sobremaneira o descobrimento da fraude –, não é possível fazer, junto ao Ministério da Fazenda, um “bloqueio” do contracheque contra futuros empréstimos consignados, o que representaria uma boa medida de proteção contra tais ações delituosas.

A direção da DS/CE agendou para amanhã (5/11) reunião com a Superintendência da RFB para discutir meios de proteger minimamente os servidores destes crimes de estelionato.