Envie para um amigo



Fale com a Diretoria

Tem alguma dúvida? Precisa saber sobre alguma demanda como filiado? Quer contribuir com sugestões, ideias ou críticas?

Envie uma mensagem para a DS Ceará. Queremos ouvir você!




TV Globo destaca apreensão de lixo hospitalar americano por Auditores da RFB

17, outubro, 2011

Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil apreenderam, no Porto de Suape, em Pernambuco, dois contêineres com toneladas de lençóis, vestuários sujos e resíduos hospitalares descartados por hospitais dos Estados Unidos. A carga estava identificada como tecido de algodão com defeito originário da Carolina do Sul e importado por empresa do ramo têxtil localizada em Santa Cruz do Capibaribe, no agreste do estado.

De acordo com a Inspetoria da Alfândega do Porto de Suape, o material foi localizado pela fiscalização na terça-feira (11/10). O carregamento ilegal foi descoberto porque o valor da nota do primeiro contêiner apreendido era incompatível com o volume transportado.

Ao todo, foram identificados 23 toneladas de lençóis, fronhas, toalhas de banho, batas, pijamas e roupas de bebês com identificação de vários hospitais, alguns com presença de sujidades e matéria orgânica. Ao fim da inspeção, os resíduos foram recolocados no contêiner que foi lacrado pela Anvisa.

A inspeção do material foi acompanhada pela Polícia Federal. Órgãos como o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Ministério Público foram acionados para tomar ciência da situação e tomar as providências legais do ponto de vista ambiental e criminal.

Em 2011, mais seis contêineres da mesma empresa entraram pelo Porto de Suape. O levantamento sobre estas entradas está sendo realizado pela Receita Federal e passará a ser rastreado pelos órgãos de fiscalização sanitária e ambiental.

O trabalho dos Auditores-Fiscais na apreensão do lixo hospitalar no Porto de Suape foi destaque na edição de quinta-feira (13/10) do Jornal Nacional e do Jornal da Globo.