Voto no segundo turno pode valer como prova de vida para beneficiários do INSS
23, outubro, 2026O Sindifisco Nacional - Delegacia Sindical no Ceará informa que aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que comparecerem às urnas neste domingo (25), durante o segundo turno das eleições de 2026, poderão ter a prova de vida atualizada automaticamente. A medida também contempla quem não votou no primeiro turno, realizado em 4 de outubro.
O procedimento é possível graças ao compartilhamento de informações entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o INSS, permitindo que o registro de comparecimento seja utilizado como comprovação de vida, sem a necessidade de deslocamento a agências bancárias ou unidades da Previdência Social.
E quem não comparecer às urnas?
A ausência na votação não provoca o bloqueio automático do benefício. O INSS continuará utilizando outras bases de dados oficiais para verificar a situação dos beneficiários. Vale destacar que a justificativa eleitoral, por si só, não é considerada prova de vida.
Como consultar a situação da prova de vida?
A consulta pode ser realizada pelo aplicativo ou site Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135. Caso seja necessária alguma regularização, o beneficiário será comunicado pelo Instituto.
A DS/Ceará reforça a importância de acompanhar as informações pelos canais oficiais, especialmente para evitar golpes e garantir a segurança dos dados pessoais.

Mais notícias