Artigo "Os que devem morrer", uma reflexão sobre a desumanidade do capitalismo e seus reflexos na previdência social

28, janeiro, 2013

A DS/CE publica em sua seção "Artigos" o texto "Os que devem morrer", do jornalista Mauro Santayana. O autor trata da declaração do Ministro das Finanças do Japão, Taso Aro, que "deu um conselho aos idosos: tratem logo de morrer, a fim de resolver o problema da previdência social." O texto traz a reflexão de que, ao passo em que a ciência "prolonga a vida dos homens; a economia liberal recomenda que morram a tempo de salvar os orçamentos" e que os que devem morrer são "os que passaram a vida inteira trabalhando para o enriquecimento das grandes empresas japonesas e multinacionais. Na mentalidade dos poderosos e dos políticos ao seu serviço, os homens não passam de máquinas, que só devem ser mantidos enquanto produzem, de acordo com os manuais de desempenho ótimo." A propósito do artigo, lembramos que, no Brasil, à época da tramitação do projeto de lei que criou o Funpresp, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, disse que o grande problema da Previdencia é que agora as pessoas estão vivendo mais. Confira a íntegra do texto aqui.