Envie para um amigo



Fale com a Diretoria

Tem alguma dúvida? Precisa saber sobre alguma demanda como filiado? Quer contribuir com sugestões, ideias ou críticas?

Envie uma mensagem para a DS Ceará. Queremos ouvir você!




DS/CE é objeto de estudo em trabalho sobre sindicalismo em curso de Direito

11, março, 2013

Estudantes do Curso de Direito da Faculdade Farias Brito estiveram na última sexta-feira (8/3) na sede da DS/CE para entrevistar o presidente da entidade, Marcelo Maciel. A DS foi escolhida pelo grupo de alunos para a realização de um trabalho sobre “O Sindicalismo no Brasil”, da disciplina de Ciência Política e Teoria do Estado, ministrada pelo Professor Alexandre Carneiro. Uma das integrantes do grupo é a filiada da DS/CE Célia Vasconcelos.

Durante a entrevista, Marcelo Maciel falou sobre as origens do Sindifisco Nacional, que surgiu a partir da fusão entre Unafisco Sindical e Fenafisp, congregando atualmente todos os AFRFB, explicou como funciona o sindicato, e falou sobre a atuação do sindicato tendo em vista as lutas em prol da categoria e da legitimação social, reforçando que o sindicato não pode ser apenas corporativo.

Em relação ao trabalho de legitimação social feito pela diretoria da DS/CE, Marcelo destacou a atuação da nossa Delegacia Sindical como integrante do Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público e relembrou importantes campanhas como “Chega de Confisco” e “Chega de Contrabando”, dentre outras.

Também teceu críticas à ausência do Estado na segurança preventiva e na assistência aos agentes públicos, lembrando que no caso do AFRFB José de Jesus Ferreira o Sindicato é que vem cumprindo o papel que caberia àquele, no fornecimento de assistência jurídica, de saúde (no que o plano não tinha cobertura) e na proteção pessoal, com o pagamento de segurança privada.

Quanto às lutas da categoria, Marcelo destacou a luta em favor das atribuições do cargo de Auditor-Fiscal, da manutenção do subsídio como forma de garantir a integralidade e a paridade entre ativos e aposentados e reforçou a necessidade de lista tríplice para a escolha do Secretário da Receita.