Exclusão dos delegados de base do Rio da próxima Plenária gera manifesto
15, outubro, 2012Os Auditores-Fiscais filiados à DS/RJ aprovaram, na Assembleia Nacional do dia 10 de outubro, a elaboração e divulgação de Manifesto contrário à decisão da Diretoria Executiva Nacional (DEN) de excluir os delegados da base Rio de Janeiro da próxima Plenária, que será realizada nos dias 16 e 17 de outubro, em Brasília.
A DEN alegou inconformidades estatutárias no processo de votação que elegeu todos os 33 candidatos inscritos para representar o Rio de Janeiro no encontro. Apesar da argumentação da diretoria da DS/RJ, por meio de cartas à Direção Nacional, atestando a lisura do processo eleitoral – realizado por votação em urna, e não por aclamação – e, também, a coerência do sistema de votação com o disposto no Regimento Interno da DS, a eleição não foi “homologada”.
A diretoria da DS/RJ está convidando os colegas eleitos para uma reunião, na próxima terça-feira (16/10), na sede da Rua da Quitanda, 30 – 11º andar. Na ocasião, será feita uma análise dos fatos e discussão sobre o papel da base Rio de Janeiro no movimento reivindicatório dos AFRFB.
Segue, abaixo, o texto do Manifesto dos Auditores-Fiscais do Rio de Janeiro, que reproduzimos na íntegra.
Manifesto contra exclusão da base Rio de Janeiro da Plenária Nacional de outubro
Os Auditores-Fiscais filiados à Delegacia Sindical do Rio de Janeiro do Sindifisco Nacional (DS/RJ), presentes à Assembleia Nacional Extraordinária realizada no dia 10 de outubro de 2012, aprovaram o presente Manifesto, tendo em vista a decisão da Direção Executiva Nacional (DEN) de excluir os delegados da base Rio de Janeiro da Plenária Nacional, agendada para os dias 16 e 17 de outubro, em Brasília.
Sob a alegação de inconformidades estatutárias na convocação e condução do pleito que elegeu, de forma legítima e democrática, por voto em urna, os 33 candidatos a delegados de base da DS/RJ para a Plenária, a DEN retira do centro dos debates, pela via burocrática, a maior representação, em termos numéricos, e uma das mais combativas Delegacias nas lutas empreendidas pelo conjunto da categoria, ao longo de sua história.
Neste momento de impasse do movimento reivindicatório, cabe-nos refletir sobre a finalidade e a oportunidade do alijamento da DS/RJ da Plenária Nacional. A que objetivos atende a ausência – e, principalmente, a não contribuição crítica, política e participativa – da delegação do Rio de Janeiro nesse debate? Por que inviabilizar, por uma decisão autocrática, a contribuição da base do Rio de Janeiro, cujas posições firmes correspondem ao hábito democrático de estimular a reflexão acerca dos interesses da categoria? Quais as consequências de calar as vozes de mais de 3.000 Auditores-Fiscais, cuja Delegacia Sindical assume, com coragem, a atribuição de encaminhar propostas, ideias, críticas, sugestões e, prioritariamente, de fomentar o DEBATE?
Sendo inerente à Plenária a mais ampla participação dos delegados de base, entendemos caber a este fórum solucionar a divergência de entendimento entre a DS/RJ e a DEN. Nesse sentido, esta Assembleia reivindica que a DEN empreenda as ações necessárias para garantir a presença dos delegados da DS/Rio de Janeiro na Plenária Nacional dos dias 16 e 17 de outubro de 2012, sob pena de prejudicar gravemente o movimento no Rio de Janeiro, bem como causar reflexo no movimento nacional.
Outras notícias
//