Jornalista aponta a manipulação dos números para desqualificar as reivindicações dos servidores

25, julho, 2012

A DS/CE disponibiliza o artigo “A manipulação dos números”, de autoria da jornalista Sylvia Debossan Moretzsohn. No texto, a autora cita matérias publicadas, especialmente pelo Jornal O Globo, destacando a manipulação dos números para desqualificar as reivindicações dos servidores: “Uma perspectiva jornalisticamente esclarecedora deveria trabalhar com os números de forma a mostrar como eles podem significar uma coisa e o seu contrário, dependendo do enfoque e das variáveis adotadas. Seria o mínimo a se exigir, em respeito à qualidade da informação oferecida ao público. Porém, não se pode considerar o jornalismo fora do jogo de interesses de quem trabalha com a notícia. E O Globo, sistematicamente, vem procurando desqualificar as reivindicações dos servidores. Neste caso, com um notável requinte: consegue ao mesmo tempo defender e atacar o “governo do PT”, que ao mesmo tempo teria razão em endurecer com os grevistas e seria o responsável pela remuneração extraordinária dos seus funcionários.” Confira a íntegra do texto aqui.