Paulo Paim reitera urgência da reforma tributária

22, maio, 2012

Em pronunciamento nesta segunda-feira (21), o senador Paulo Paim (PT-RS) voltou a defender a urgência de uma reforma tributaria, tendo em vista que a adoção de medidas paliativas em favor da economia, como a desoneração da folha de pagamento das empresas, não se traduz em aumento formal de empregos no país.

Paim afirmou que o Brasil continua a exigir uma reforma tributária global e assinalou que as dificuldades para levar adiante propostas nesse sentido são sempre as mesmas. Como exemplo, ele citou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 233/2008, que altera o Sistema Tributário Nacional e que se está parada na Câmara há quatro anos.

No ano passado, disse Paim, a presidente Dilma Rousseff anunciou a intenção do governo de voltar ao tema da reforma tributária, embora com estratégia diferente, diante das dificuldades e resistências: em vez de uma proposta de reforma global, optou por uma proposta fracionada de reforma tributária.

"A reforma tributária é, de fato, uma necessidade, seja do ponto de vista político do equilíbrio federativo, seja do ponto de vista econômico, como parte das políticas de estímulo à produção, que está sendo hoje fruto de debate nacional e internacional", afirmou.